Daniel Berg e Gunnar Vingren foram dois missionários suecos que, juntos, fundaram a Assembleia de Deus, a maior denominação evangélica do Brasil, em 1911. Eles foram pioneiros no movimento pentecostal no país e desempenharam um papel fundamental na divulgação do evangelho no Brasil.
Daniel Berg nasceu em 1884 em Vargön, na Suécia. Ele era filho de um pastor e cresceu em um ambiente religioso. Berg se converteu ao cristianismo quando ainda era jovem e logo em seguida, começou a estudar teologia na Escola de Cristianismo da Suécia.
Gunnar Vingren nasceu em 1879 em Östra Husby, na Suécia. Ele também cresceu em um ambiente cristão e, após se converter, estudou teologia na Escola de Cristianismo da Suécia, onde conheceu Daniel Berg.
Os dois missionários, juntos com suas esposas, chegaram ao Brasil em novembro de 1910 com o objetivo de divulgar o evangelho no país. Inicialmente, eles se estabeleceram em Belém, no Pará, onde fundaram a primeira igreja da Assembleia de Deus no Brasil, em 18 de junho de 1911.
A pregação de Berg e Vingren era marcada pelo uso dos dons do Espírito Santo, como falar em línguas estranhas e realizar curas. Isso atraiu muitas pessoas, principalmente nas camadas mais pobres da população, que viam nos missionários uma esperança de mudança de vida.
O trabalho de Berg e Vingren se expandiu rapidamente por todo o Brasil, com a fundação de novas igrejas e a formação de novos pastores. Em 1918, a Assembleia de Deus já contava com 22 igrejas em todo o país. Além disso, Berg e Vingren foram responsáveis pela tradução da Bíblia para o idioma português, o que permitiu que um número ainda maior de pessoas tivesse acesso à Palavra de Deus.
Daniel Berg faleceu em 1963, aos 79 anos, e Gunnar Vingren faleceu em 1933, aos 54 anos. Ambos deixaram um legado significativo na história do cristianismo no Brasil, tendo sido pioneiros no movimento pentecostal e fundadores da maior denominação evangélica do país.