A história do Ensino Dominical no Brasil e no mundo

A Escola Dominical é um importante instrumento de ensino da Palavra de Deus, com sua origem remontando aos tempos bíblicos, quando o Senhor ordenou a Israel que ensinasse a Lei de geração em geração. Ao longo da história do Cristianismo, grandes vultos contribuíram para o ensino e divulgação da Palavra de Deus, como Orígenes, Clemente de Alexandria, Justino o Mártir, Gregório Nazianzeno, Agostinho e outros doutores ilustres. Além disso, o grande reformador do século XVI, o Dr. Lutero, encontrava tempo para ensinar as crianças, escrevendo-lhes um catecismo.

No entanto, a Escola Dominical do nosso tempo nasceu a partir da visão de um homem chamado Robert Raikes, um jornalista episcopal que, compadecido com as crianças de sua cidade em Gloucester, no Sul da Inglaterra, quis dar-lhes um novo e promissor horizonte. Naquela época, a delinquência infantil era um problema grave, com menores envolvidos nos piores delitos. Foi então que Raikes saiu pelas ruas a convidar os pequenos transgressores a se reunirem todos os domingos para aprender a Palavra de Deus, juntamente com outras matérias seculares como matemática, história e língua inglesa.

Embora muitos opositores acusassem Raikes de quebrantar o domingo, ele sabia que Deus é adorado através do amor incondicional que prestamos aos outros. Após três anos de oração, observações e experimentos, Raikes resolveu divulgar os resultados de sua obra pioneira, publicando no dia 3 de novembro de 1783, em seu jornal, o que Deus operara e continuava a operar na vida daqueles meninos de Gloucester. Essa data é conhecida como o dia da fundação da Escola Dominical.

No Brasil, os missionários escoceses Robert e Sara Kalley são considerados os fundadores da Escola Dominical, tendo dirigido a primeira aula em 19 de agosto de 1855, na cidade imperial de Petrópolis, no Rio de Janeiro. Embora já houvesse reuniões de Escola Dominical antes de 1855, no Rio de Janeiro, entre membros da comunidade americana, essa foi a primeira aula aberta ao público brasileiro. A audiência não era grande, apenas cinco crianças assistiram à aula, mas foi suficiente para que o trabalho dos Kalley florescesse e alcançasse os lugares mais retirados do país. Essa mesma Escola Dominical deu origem à Igreja Congregacional no Brasil.

Atualmente, a Escola Dominical é um instrumento indispensável no ensino da Palavra de Deus, não só no Brasil, mas em todo o mundo, sendo a maior e mais poderosa agência de ensino da Palavra de Deus de que a Igreja dispõe. Ela é um lugar onde aprendemos os rudimentos da fé e o valor de uma vida inteiramente consagrada ao serviço do Mestre. Como afirmou A.S. London, “Extinga a Escola Bíblica Dominical, e dentro de 15 anos a sua igreja terá apenas metade dos seus membros”. Por isso, é fundamental que as igrejas valorizem e invistam em suas Escolas Dominicais, proporcionando aos seus alunos um ambiente propício para o aprendizado da Palavra de Deus e um ensino de qualidade por meio de professores capacitados e comprometidos.

Além disso, a Escola Dominical tem um papel importante na formação espiritual e no crescimento cristão dos seus alunos, permitindo-lhes compreender melhor as verdades bíblicas e aplicá-las em suas vidas cotidianas. Ela também oferece oportunidades para a comunhão e o fortalecimento dos laços de amizade entre os irmãos na fé, proporcionando um ambiente acolhedor e de encorajamento mútuo.

Assim, é de extrema importância que as igrejas continuem investindo e incentivando a participação de seus membros na Escola Dominical, a fim de que possam crescer espiritualmente e se tornarem discípulos cada vez mais comprometidos com a Palavra de Deus e com a sua missão no mundo.

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