Objetivo:
Estimular a reflexão sobre o favoritismo parental e suas consequências, usando a história de Isaque, Rebeca, Esaú e Jacó como exemplo, além de incentivar a interação entre o professor e todos os alunos.
Material:
- Papéis pequenos ou cartões coloridos (um para cada aluno)
- Canetas ou lápis de cor
Procedimento:
- Distribua um pedaço de papel ou cartão colorido para cada aluno e peça para que escrevam seu nome nele.
- Peça aos alunos para passarem seus cartões para a pessoa à sua direita.
- Quando todos tiverem o cartão de outra pessoa, instrua-os a escrever uma qualidade ou característica positiva que apreciam na pessoa cujo nome está no cartão.
- Peça aos alunos para passarem os cartões novamente à direita e repetir o processo, escrevendo uma qualidade ou característica positiva para a pessoa cujo nome está no cartão.
- Continue passando os cartões até que todos os alunos tenham escrito algo positivo para cada colega.
- Devolva os cartões aos seus respectivos donos e dê a eles um momento para lerem as qualidades e características positivas que seus colegas escreveram.
- Conduza uma discussão em grupo sobre como se sentem ao ler os comentários positivos dos colegas. Pergunte se eles percebem algum tipo de favoritismo em suas famílias e como isso afeta as relações familiares.
- Relacione a discussão à história de Isaque, Rebeca, Esaú e Jacó, destacando as consequências negativas do favoritismo parental.
- Encerre a dinâmica ressaltando a importância de tratar todos os membros da família com igualdade e respeito, evitando o favoritismo e suas consequências negativas. Incentive os alunos a aplicar as lições aprendidas em suas próprias famílias e a valorizar cada pessoa por suas qualidades e características únicas.