Família Protegida das Influências Deste Século

Texto Base do Artigo: Romanos 12:2

Deus estabeleceu a fundação da família sobre um tripé essencial: Deus, Homem e Mulher. Sob este tripé, os filhos, considerados uma herança do Senhor conforme expresso em Salmos 127, se desenvolvem.

Já no primeiro século, a igreja — segunda instituição divinamente criada — enfrentava adversidades, principalmente através de perseguições diretas. No entanto, o inimigo logo percebeu que para enfraquecer a igreja, deveria atacar suas células fundamentais: as famílias. E a estratégia adotada foi a corrupção através de um processo conhecido como aculturação, onde valores, conceitos e ideias contrários aos divinos são insidiosamente introduzidos no núcleo familiar.

Durante o auge do Império Romano, valores como a adoração pagã, infidelidade, práticas homossexuais e a centralidade no homem, representando um confronto direto com os princípios cristãos. É neste contexto que o apóstolo Paulo, inspirado por Deus, adverte em Romanos 12:2:

“Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que possam testar e aprovar a vontade de Deus — sua boa, agradável e perfeita vontade.”

Paulo não apenas alertava os cristãos em Roma para rejeitar os valores romanos como também orientava sobre uma “transformação dinâmica”, contínua, onde o cristão é moldado pelo Espírito Santo para uma nova forma de vida. Em Gálatas 2:20, ele reforça essa mensagem:

“Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne vivo-a pela fé do Filho de Deus, que me amou e se entregou a si mesmo por mim.”

Essas mesmas estratégias de corrupção são utilizadas hoje, intensificadas pelo avanço tecnológico. As instituições de ensino, os meios de comunicação e as plataformas digitais, que têm acesso personalizado ao indivíduo, são canais através dos quais ideologias mundanas e progressistas se infiltram.

O perigo, agora, está à distância de um clique.

O processo de aculturação, que historicamente ocorria através de interações diretas e prolongadas entre diferentes culturas, agora se acelera e amplifica por meio da tecnologia digital. As famílias, especialmente as cristãs, enfrentam um desafio contínuo, pois os valores, ideias e conceitos contrários aos divinos são acessíveis instantaneamente através de smartphones, tablets e computadores.

A Ameaça das Mídias Sociais

As mídias sociais são talvez os agentes mais potentes de aculturação na era moderna. Plataformas como Facebook, Instagram, TikTok e YouTube não apenas oferecem entretenimento e conexão, mas também são espaços onde normas culturais são desafiadas e redefinidas. Estas plataformas têm o poder de moldar opiniões, influenciar comportamentos e alterar percepções sobre o que é considerado ‘normal’ ou aceitável. Frequentemente, promovem um estilo de vida que prioriza o materialismo, o relativismo e o individualismo, que estão em conflito direto com os valores cristãos.

A Infiltração através da Educação e Entretenimento

Além das mídias sociais, o sistema educacional e o setor de entretenimento desempenham papéis cruciais na aculturação do século 21. Programas educacionais em muitos lugares do mundo começaram a incorporar currículos que promovem uma visão de mundo secular e progressista. Da mesma forma, filmes, séries de televisão e jogos frequentemente introduzem e normalizam conceitos que são antagônicos aos ensinamentos bíblicos, como a relatividade moral, a sexualidade liberal e o ceticismo em relação à autoridade espiritual.

Então, como podemos proteger nossas famílias?

  1. Mantenha o Tripé Originário (Deus, o Homem e a Mulher): Priorize a conexão constante com Deus, e sustente o relacionamento entre homem e mulher sob os preceitos divinos. O casal é o alicerce da família.
  2. Filtro Mental: Seja criterioso com o que você permite que entre em sua mente. Barre os valores mundanos e abra espaço para a Palavra de Deus e o relacionamento continuado com o Criador através da oração, permitindo que o Espírito Santo renove sua mente.
  3. Educação dos Filhos: Ensine aos seus filhos os caminhos do Senhor, aplicando filtros contra as influências negativas do mundo e incentivando-os a buscar a renovação espiritual através do Espírito Santo.
  4. Disciplinas Espirituais: Engaje sua família na leitura bíblica, no jejum e na oração, fortalecendo as bases espirituais de todos.

Timothy Keller, um respeitado autor cristão contemporâneo, exemplifica bem essa perspectiva ao afirmar que “a família cristã é uma luz revolucionária que se opõe à escuridão cultural dominante”, reiterando que manter práticas e valores cristãos no lar é um ato de resistência cultural.

Assim, proteger a família das influências deste século é uma missão que requer vigilância constante, amor incondicional e uma fé que se renova diariamente.

Que o Senhor Jesus abençoe as nossas famílias.
Pb. Miquéias Reale

Compartilhe nas redes sociais!

Share on facebook
Share on whatsapp

R. Teixeira de Freitas, 48 Centro
Valença - BA, 45400-000

CNPJ: 07.077.887/0001-65

Download

Entre para nossa comunidade!

Junte-se à nossa comunidade do Sistema EBD no WhatsApp e tenha acesso a conteúdos exclusivos para aprimorar suas aulas e ter a gestão da EBD na palma da sua mão!